top of page

Breve História da Energia Solar

Frequentemente citada como sinônimo de Energia Fotovoltaica, a Energia Solar possui um universo amplo e  vem sendo aproveitado por meio de muitas tecnologias como o Aquecimento Solar, a Energia Heliotérmica, a Arquitetura Solar, a Fotossíntese Artificial entre outras.


Os registros mais antigos do uso metodológico da Energia Solar se deve a Arquimedes (282 a 212 a.C), que apesar de não haver confirmação do fato, diversos autores entre os anos 100 a.C e 1100 d.C, relatam sobre ele ter utilizado um feixe de luz solar com vidros direcionados contra as tropas romanas em Siracusa até queimá-las sob o calor do feixe.



energia solar arquimedes
Arquimedes com feixe Solar em Siracusa

Somente no século XVIII foram desenvolvidas fornalhas solares como a da ilustração da Figura 2 que retrata a fornalha de Lavoisier com utilização de duas lentes que captavam e direcionavam a luz solar no ponto chegando a temperatura de 1750ºC. Sua principal função era a fundição de metais, principalmente o cobre o ferro.




As formas mais comuns de utilização da energia solar na atualidade são o aquecimento de água, muito comum no Brasil,  e o Gerador de Energia Fotovoltaico que vem experimentando um crescimento exponencial no país.


Abaixo, pode-se observar uma residência que optou pela instalação de dois tipos de utilização de energia solar: o aquecedor solar com uso dos boilers de armazenamento da água aquecida a direita e o sistema fotovoltaico com utilização de painéis de silício que convertem a luz do sol diretamente em energia elétrica para a rede de consumo.




Outras maneiras de aproveitamento de energia solar, como Usinas Termoelétricas Solares e Usinas Fotovoltaicas para grandes demandas também tem ganho um espaço considerável conforme o aprimoramento tecnológico e a redução de custo de produção de equipamentos vem se tornando realidade.


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page