Coronavírus: possível influência no mercado de energia solar

O mundo está em alerta com a ameaça de pandemia do Coronavírus. Até o momento foram registrados casos em mais de 80 países com mais de 250 óbitos fora da China, epicentro da epidemia. Na China já são registrados mais de 3 mil óbitos em decorrência da infecção.


De forma geral, o principal modo de transmissão é pelo contato próximo, convivendo ou visitando a pessoa infectada. Não há possibilidade de transporte do coronavírus em objetos e contêineres como alardado pelo senso comum, pois o vírus não resiste por muito tempo fora do corpo infectado.



As causas que podem influenciar o mercado de energia solar e outros mercados de produtos elétricos e eletrônicos estão relacionadas às paralisações das atividades industriais e logísticas na tentativa de conter a epidemia do Coronavírus, principalmente na China que corresponde ao maior exportador mundial de insumos e periféricos eletrônicos.


Empresas chinesas de fabricação de produtos de energia solar como Trina Solar Ltd, Jinko Solar Co. Ltd, JA Solar Holdings, ET Solar, Chint Solar Co. Ltd e GCL-Poly Energy Holdings Ltd possuem grande participação nas exportações e operam em estado de alerta frente à epidemia, podendo a qualquer momento paralisar ou reduzir suas atividades, o que pode afetar diretamente a cadeia de mercado do setor nos países importadores da tecnologia, incluindo o Brasil.


No Brasil, de fabricantes de aparelhos celulares até painéis fotovoltaicos, setor automobilístico entre outros, já sentem-se os efeitos da epidemia em suas economias levando-os a se preparar para possíveis atrasos de insumos importados para a produção.


Na última segunda-feira, 02/Mar a empresa LG Eletronics do Brasil sediada em Taubaté-SP anunciou férias coletivas de 10 dias em decorrência do desabastecimento de materiais de manufatura. A Flextronics, responsável pela montagem da Motorola também anunciou possibilidade de paralisação de atividades. Da mesma forma, a Trina Solar no Brasil anunciou adaptação de suas atividades à escassez dos produtos.


Esta crise de mercado causada pela epidemia do Coronavírus e consequente paralisação de atividades industriais e logísticas na China e no restante do mundo está levando à oscilações constantes nas Bolsas de valores e levando à consequente oscilação dos preços dos produtos no mercado. Tal crise nos leva à pensar em fortalecer a indústria nacional para o fomento de tecnologia própria o que atenuaria os efeitos danosos da instabilidade em importações de tecnologias em decorrência de diversas causas de crises globais no mercado e na economia.


Acompanhe-nos e inscreva-se em nosso Blog.




0 visualização

Siga-nos nas redes sociais

  • energia solar
  • Twitter - Energia Solar
  • Instagram - Energia Solar

HorusTech Energia Solar e Telecom

CNPJ 15.327/00001-78

Matriz: Avenida dos Estados, 261. São José os Campos - SP

Filial: Vila Esperança, Rua B, 76. Ananindeua - PA