Equinócio de Primavera: O que significa e como ele favorece a energia solar no Brasil
- Alex Saldanha
- 22 de set.
- 2 min de leitura
Hoje é Primavera, 22 de setembro, ocorre o equinócio de primavera no hemisfério sul.
O equinócio é um fenômeno astronômico que acontece duas vezes por ano, sendo o outro período chamado de equinócio de outono que ocorrerá no dia 20 de março de 2026. Neste dia o dia e a noite têm praticamente a mesma duração, com cerca de 12 horas cada e vai aumentando a duração dos dias até a chegado do verão.
Além de marcar o início da primavera, o equinócio de primavera traz mudanças importantes na incidência solar sobre o território brasileiro, o que tem impacto direto na geração de energia solar fotovoltaica.
O que é o equinócio e por que ele importa?

O equinócio ocorre quando o Sol cruza a linha do equador, iluminando igualmente os dois hemisférios do planeta. A partir de agora, o hemisfério sul passa a receber mais horas de luz solar por dia, aumentando gradualmente até o solstício de verão (em dezembro).
Como isso favorece a energia solar?
Com dias mais longos e maior incidência solar, os sistemas fotovoltaicos tendem a gerar mais energia. Porém, os efeitos positivos do equinócio variam por região.
Estados mais próximos da Linha do Equador — como Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Piauí, Tocantins, Bahia, entre outros — são especialmente favorecidos, pois já têm uma alta radiação solar média ao longo do ano.
- Com o Sol mais alinhado ao Equador neste período, essas regiões têm melhor distribuição da luz solar ao longo do dia. Mas vale lembrar: fatores como altitude, umidade do ar e cobertura de nuvens também influenciam.
Por exemplo:
- Regiões serranas ou litorâneas com muita nebulosidade e chuvas podem ter produção reduzida, mesmo com bom índice de radiação.
- Já áreas secas e planas tendem a ter aproveitamento máximo.
Primavera e Verão: Alta temporada para a energia solar
Com a chegada da primavera e a aproximação do verão, o Brasil entra no período de maior geração solar do ano. Isso representa:
- Maior produção de energia nos sistemas fotovoltaicos
- Mais economia na conta de luz
- Melhor retorno sobre o investimento em energia solar
Conclusão
O equinócio da primavera não marca apenas uma mudança no calendário: ele sinaliza o início de uma fase excelente para quem já tem ou quer investir em energia solar no Brasil.
Se você ainda não gera sua própria energia, este é o momento ideal para investir em uma solução sustentável e inteligente. Já para quem já possui um sistema instalado, a chegada da primavera é perfeita para realizar a revisão e a limpeza dos painéis solares, garantindo o máximo desempenho e aproveitamento da geração neste período de alta incidência solar

Quer saber quanto você pode economizar? Fale com a gente agora mesmo pelo WhatsApp e peça uma simulação gratuita! ☀️
Seu blog é uma verdadeira fonte de inspiração! Os conteúdos são bem escritos, envolventes e demonstram um cuidado especial com quem lê. Dá gosto acompanhar cada nova publicação — parabéns pelo excelente trabalho!