top of page

Solstício de Verão -Assista ao vivo de Stonehenge na Inglaterra

Atualizado: 21 de jun. de 2020

O pré-histórico Stonehenge na Inglaterra atrai milhares de pessoas para sua apreciação no dia de Solstício de Verão, dia que tem maior duração no hemisfério Norte e menor duração no hemisfério Sul, marcando o início do verão e inverno, respectivamente. Este ano, especialmente, será transmitido ao vivo pela internet.




Especialmente em respeito às normas de segurança sanitárias em enfrentamento ao Covid-19, o grupo responsável pela administração do local, English Heritage, irá realizar a transmissão ao vivo do Solstício de Verão visto de Stonehenge na Inglaterra entre os dias 20 e 21 de Junho de 2020.
Visite Stonehenge Skyscape online agora em: https://bit.ly/2XZuTaz
Clique na imagem e acompanhe ao vivo online:

Mas afinal, o que é Solstício de Verão e Inverno e qual a influência em nossas vidas, mais especificamente relacionados a energia solar para aproveitamento na Terra?


Solstício de Verão ou Inverno é o momento do ano de translação da Terra em que sua posição e inclinação em relação ao Sol mostra a face do hemisfério Norte mais próxima do Sol e ao mesmo tempo o hemisfério Sul do planeta está com sua face mais distante do Sol, marcando inversamente o Solstício de Inverno para o hemisfério Sul. Neste momento temos também os dias de maior duração e os dias e menor duração para o hemisfério Norte e hemisfério Sul respectivamente.


Veja na imagem ilustrativa:

A energia solar durante o nosso Solstício de Inverno no hemisfério Sul apresenta o seu menor índice de irradiação por conta da menor duração do dia para o hemisfério Sul. A partir deste momento, a inclinação aparente do Sol começa a se elevar, é a passagem do tempo de inverno sul e translação da Terra rumo ao futuro Equinócio de Primavera.

81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page