top of page

Diferença entre Sistema Fotovoltaico e Aquecedor Solar

Quando falamos em Energia Solar, muitas pessoas associam o Sistema Fotovoltaico para geração de energia elétrica com o Sistema de Aquecimento Solar de água. Embora os dois sistemas tenham como principal fonte de energia a luz do sol, suas finalidades são diferentes.


O Sistema de Aquecimento solar é composto por placas de vidros, tubos de cobre ou alumínio e um reservatório térmico. A água passa pelos tubos aquecidos (também chamados de coletores solares) e passam para o reservatório térmico de onde a água já aquecida é distribuída para a residência.



Já o Sistema fotovoltaico realiza a conversão da luz solar em energia elétrica, através de um painel composto de células fotovoltaicas, construídas com silício e distribuídas em várias camadas sob uma lâmina de vidro temperado de alta resistência. O contato da luz do sol com as células fotovoltaicas produz energia elétrica automaticamente, a qual é transferida através de cabos e inversores para o sistema elétrico.


Atualmente, a energia produzida por um sistema fotovoltaico, seja ele residencial ou de mini usina, é injetado diretamente na rede elétrica e além de anular o consumo de energia oriundo da concessionária, também gera créditos que podem ser usados em descontos na conta de energia elétrica de outras unidades consumidoras.


As regras que regem o setor através das resoluções Resolução Normativa 482/2012, Resolução Normativa 687/2015 e o Módulo 3 do Prodist estão em debate no Congresso e possivelmente passarão por modificações. Estamos atentos à qualquer alteração nas regras. Se inscreva em nosso Blog e fique por dentro das novidades sobre energia fotovoltaica e geração distribuída no Brasil.


Para saber mais sobre sistemas conectados á rede em mini e microgeração distribuída acesse: https://www.horussolar.com.br/grid-tie


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page